Uma toalha e sua história!!!
Sim, sim!!!
Tudo tem uma historia. E certos objetos dão voltas e mais voltas.
Em 1967 os meus tios e padrinhos - Clarinda e Manuel - ela irmã da minha mãe e ele irmão do meu pai, vieram a Portugal pela primeira vez desde que imigraram para no Brasil em 1954, salvo engano.
A minha tia quando cá chegou comprou duas toalhas iguais, brancas, com trabalhos em relevo, tipo adamascado, sem o ser. Uma das toalhas foi oferecida à mãe da minha tia, minha avó materna, e a outra foi oferecida à mae do meu tio, minha avó paterna. ( está um bocadinho confuso, mas já chego lá).
As minhas avós já partiram, sendo que do lado materno, sobrou a toalha, guardada por uma tia paterna, que no ano passado deu-ma, já que pela lado materno sou a única neta a estar em Portugal.
Contudo, como tenho a minha prima Maria Lúcia no Brasil, filha da tia Clarinda, que deu a toalha a nossa avó materna, achei que essa toalha devia ir para a Lúcia e assim, quando o meu irmão e cunhada cá estiveram no verão passado, pedi para que entregassem a toalha à nossa prima-irmã, já que nossos pais são irmãos, assim como nossas mães.
Eles entregaram, mas não explicaram porque eu estava enviando a referida toalha. Assim, quando agora em março passado estive lá, expliquei à minha prima toda a história.
Por sua vez, ela, uma exímia crocheteira, fez um lindo barrado na toalha e hoje recebi as fotos,
que agora mostro.
Esta é a história de uma toalha com mais de 40 anos.
o canto da toalha
detalhe da toalha.