Amigas que me visitam !!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

- Caminho de mesa para o Natal

No segundo domingo de cada mês
há feira em Pinhal Novo,
uma cidade relativamente perto de onde moro.

Gosto dessas feiras de domingo
onde há de tudo.
Moveis, calçados, roupas, flores
hortaliças, frutas, queijos, presuntos
velharias, tecidos entre outras coisas mais....

Como tenho sangue português a correr nas veias
acredito que tenho uma pontinha de comércio nas veias....

Adoro ir a essas feiras,
mesmo que não compre nada,
volto de lá satisfeita...


E cá em Portugal elas são frequentes e famosas...


Muito bem, no dia 13 de dezembro fui à feira de Pinhal Novo.
E lá, numa banca de tecidos e cortinados,
vi um tecido que me chamou a atenção e
quando soube o preço,
pedi para cortar o equivalente a mais ou menos 40 cm.
Como o tecido é composto por quadrados,
a soma de 3 quadrados de largura deu 45 cm.

E com ele fiz um caminho para a minha mesa da cozinha....





o caminho ( trilho, runner, naperon, etc) é esse com motivos natalinos...
É um tecido de algodão fino, mas firme,
no qual passei um biquinho de crochet,
que por sinal é cópia do primeiro trabalho que fiz em crochet
quando tinha 10 anos mais ou menos,....
Foi a minha mãe que me ensinou.....

detalhe dos desenhos do tecido
outra foto
o outro motivo
um dos quadrados.....
o biquinho de crochet,
é feito da seguinte maneira:
1ª carreira - fazer uma laçada, 3 correntinhas, 1 laçada, 3 correntinhas e assim sucessivamente....
Na2ª carreira, faz-se o acabamento
com 2 caseados, um picot com 3 correntinhas e 2 caseados
em cada intervalo com 3 correntinhas da carreira anterior.
É simples, mas dá um bom acabamento....

Não utilizei a técnica do começo perfeito
por dois motivos:
primeiro porque estava com pressa
e o segundo pelo fato do tecido ser muito fino .


nesta foto visualiza-se melhor o acabamento em crochet

novamente o bico....muito simples

e outra vez....uuuuuufffffffaa
.....agora terminou.....desculpem o excesso de fotos......


O crochet foi feito com a linha Ancora número 12 cá de Portugal,
que equivale no Brasil
aproximadamente a linha Carla....

Não sei dizer qual é o número da cor,
pois ganhei esse novelo no almoço de Natal da Escola de Bordados
e o novelo já vinha sem a etiqueta do número da cor....

Como a linha tem um tom que parece dourado
utilizei para este biquinho..


O caminho ficou com 45 cm por 136 cm,
pois tive que tirar os quadrados das beiradas
já que por causa da ourela
os quadrados ficaram incompletos
pois o tecido tinha 45 cm por 160cm....


Ainda assim ficou muito grande e muito bonito na minha mesa...
Eu pelo menos acho isso!!!!!!!

.
Finalizando:
sabem quanto custou este caminho,
sem a minha mão de obra????

mais que um euro e menos que um euro e meio....

Muito barato......

Escrevi tudo isto,
prestei todas estas informações,
para concluir que se quisermos podemos
fazer lindas peças com pouco dinheiro.....


Espero que gostem!!!!!

11 comentários:

disse...

Olá, querida amiga!
de
___00000___00000_____
__0000000_0000000___
__000000000000000____
___0000000000000____
____00000000000___
______0000000____
________000_____
_________0_____
desejo a você e toda
a sua família ótimos
preparativos,
_________ 00____
___________ 000_
FELIZ NATAL
______________ 00___
_____________ 0___
E PRÓSPERO ANO NOVO
___________ 0
Bjs._______ 0*´¨)
___¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
Dô. (¸.•´(¸.•´

Fátima disse...

Bom dia, chamo-me Fátima, sou de Belas(Sintra),vim aqui parar por acaso pesquisando imagens de Natal e adorei o seu blog! Também comecei um à pouco tempo, mas muito mais modesto, se quiser visitar é noselacadas.blogspot.com. Quanto a mim vou ficar por aqui a explorar mais um bocadinho...
Parabéns e já agora Boas Festas!

Lee Albrecht disse...

Maria Filomena, todo mês estou enviando um kit de presente para alguma bordadeira aqui no Brasil e também já enviei para França.
No mês de janeiro escolhi você entre em contato comigo pelo e-mail
leealbrecht@terra.com.br
Este é meu presente de Natal para você e com muito carinho que ofereço.
Feliz Natal!!!

Goreti disse...

Ola linda
Faço votos de um muito feliz Natal cheio de carinho, amizade e partilha, rodeada por todos aqueles que te são mais queridos.
Feliz Natal

Artesanices da Ana disse...

Olá Filomena,
Um sorriso é a prenda mais apreciada e mais barata que podemos dar às pessoas que nos são especiais. Por isso aqui fica um sorriso doce e especial desejando que o novo ano te traga tudo aquilo que desejas!
Feliz Natal e Bom Ano 2010
Beijinhos

Regina disse...

Nesse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se
cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão
de ser feliz de verdade, nesse momento onde Deus se faz presente em
cada oração, cada familia, em todos os lares, eu também gostaria de
expressar o meu carinho por você. Quero desejar que seus passos nunca estejam sós; estejam sempre
amparados pelos Querubins e Arcanjos que tem a missão de caminhar com
você segurando firme em suas mãos, para que seus pés nunca venham
tropeçar no meio do caminho. Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, de Paz, do Amor, da União, da Fraternidade e do Perdão. Feliz Natal na Paz do Senhor, que sempre pode todas as coisas; pois para Deus nada é impossível!!


Desejo de todo o meu coração que você realize todos os seus ideais!!!

Feliz Natal e um Novo Ano que se inicia repleto de grandes alegrias e realizações!!!

Bjks :)

Unknown disse...

Olá Filó,
Neste dia frio de Inverno a nossa vista fica mais nitida e o cinzento do céu mais brilhante com o reflexo das cores dos seus trabalhos. Quero também agradecer a forma calorosa com que recebe as pessoas e as faz sentir melhor .
Obrigada por tudo
Clara Reis

25 de Dezembro de 2009 18:09

Helena disse...

Feliz Natal. Beijinhos.

Lívia Diniz disse...

Adorei seu blog. Feliz Natal e feliz Ano Novo. Que todos seus sonhos se realizem. Beijo.

L* disse...

Ola, realmente é verdade. Com pouco dinheiro podemos fazer coisas lindissimas. O que é preciso sera imaginação.
Bom fim de semana.
Continuação de muitos trabalhinhos:P
Bjinhos da L*
__________(¯`v´¯)´(_.^._)
_________(¯`(●)´¯)(¯`v´¯)
__________(_.^._)(¯`(●)´¯)
_____(¯`v´¯)_____(_.^._)_(¯`v´¯)
____(¯`(●)´¯)__(¯`v´¯)__(¯`(●)´¯)
_____(_.^._)__(¯`(●)´¯)__.(_.^._)

Fátima disse...

Boa tarde Filomena, venho mais uma vez visita-la virtualmente, para lhe agradecer o seu comentário no meu blog, e é claro que tenho muito gosto em ser sua amiga de blog, de agulhas e tudo o que mais aparecer!
Já agora pergunto-lhe se não se importa que adicione o seu blog à minha lista de blogs na minha página.
Beijinhos, e continuação de boas festas!
Fátima Loureiro