Amigas que me visitam !!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

- Bico de Crochet em Cruz

Bico de Crochet em Cruz

A Pedido de duas amigas blogueiras
preparei o Tutorial ou PAP (Passo a Passo)
de um bico de crochet muito simples,
que se faz numa só volta,
e que dá um aspecto simples e bonito aos panos de prato (no Brasil)
panos de cozinha ou de louça, como se diz cá em Portugal

Aprendi a fazer este bico com a minha mãe
Foi ela quem me ensinou a fazer crochet aos 10 anos ...
Já lá vão 43 anos,
e ainda me lembro do momento em que estava a tentar aprender crochet sozinha
e quando ela me viu com todo aquele interesse,
sentou-se ao meu lado e ensinou-me fazer um bico em crochet.

O bico do PAP
tem um pequeno segredo
Mas nada que não se desvende,
e não se consiga fazer.


1 - Um pano de prato
(Este Comprei na feira - pacotes com 12 panos pelo custo de 5,00 euros),
uma Linha Branca n º 12, que no Brasil corresponde mais ou menos à
Linha Cléia, e uma Agulha de crochet de 1,00 mm
(a minha é da marcada marca Tulip n º 6).



2 - Fazer uma inserção no tecido puxando a linha,
Como se observa na foto acima


3 - Fazer 3 correntinhas.


4 - Passar a agulha por baixo do ponto inicial.
Como se observa na foto.


5 - Furar o tecido, puxar a linha por baixo do ponto inicial.
Observe a foto. Se tiver dúvidas pergunte.


6 - Dar um ponto baixo unindo com uma laçada ao ponto que estava na agulha.


7 - Fazer uma inserção no tecido no mesmo buraco do
ponto anterior e dar um ponto baixo.
Observar a foto.



8 - Fazer 3 correntinhas
e continuar a fazer o crochet
conforme explicado a partir da foto 4.



9 .- Assim ficará biquinho.


10 .- Esta foto mostra como ficará o biquinho
se no lugar das 3 correntinhas colocar 5 correntinhas


11 - Esta mostra a diferença do biquinho com 3 correntinhas e com 5 correntinhas.
O bico da esquerda foi feito com 5 correntinhas e o da direita com 3 correntinhas.


Espero ter-me feito entender!
Se tiverem dúvidas, perguntem!

E se fizerem o bico de crochet,
Por favor avisem-me para que eu possa
colocar aqui no Blog.
E o Pagamento Único Que peco Pelo tutorial.

Um grande abraço a todas,
com votos de bom final de semana.
Aqui o nosso parece que será chuvoso e com frio.

19 comentários:

Manuela disse...

Olá Filomena

Foi muito boa ideia ter feito esse passo a passo, pois eu gosto muito desse bico e já o fiz, mas já não me lembrava de como o tinha feito, vai ser muito útil, obrigada.

Manuela

Teresinha disse...

Olá Filomena!
Muito bonito esse picô, simples e de efeito excelente. O segredo até é fácil... e está muito bem explicado.
Mais uma vez confirmo que as coisas simples são sempre lindas!
Obrigada.
Tenha muita saúde.
Beijos
Teresinha

Neldeni da Silva disse...

Boa Tarde!!

Olá Filó Querida, como sempre vc nos dando aula de crochê, esse barradinho eu já sabia, eu uso muito nos meus trabalhos...é lindo di +...tanto só como vc fez como tb acompanhando de um barrado....passei aqui desejar um ótimo fim de semana e agradecer sua delicadeza e atenção para com nós suas seguidoras...bjs...Deus Abençoe e conserve...

Mácia disse...

Olá!
Gostei bastante deste passo a passo simples e lindo.
Obrigada.

Beijos

Márcia

Rafaela Hübner disse...

Que delicado!
Bjs, Rafa H

Faniquito disse...

Ah que lindo esse biquinho. Eu não conhecia e confesso que tem um baita efeito...simplicidade é tudo!!! hehehe

Bom findi

Beijinhos

Ana

Unknown disse...

Que paciência a sua, Filomena. Está tão bem explicado que até eu vou tentar.O problema é que faço crochê com a linha ao pescoço, tal como aprendi com a minha mãe e sempre encontro mais dificuldade.Se conseguir enviarei foto. Obrigada!
Abraço,
Dylia (Rio)

La Houpette de Romain disse...

Um grandissimo obrigada pelo teu pap deste maravilhoso bico !
Os teus tutoriais são de longe os melhores e fonte de inspiração !
Vou tentar fazer e depois mostro claro !
Obrigada amiga Filomena por partilhares com todo o teu grande coração

um beijinho,

ANA

Regina disse...

Oi Filomena muito obrigada pelo PAP, sou meio iniciante em crochet e adorei esse biquinho. bjss

Terezinha Bordignon disse...

Oi Filomena

Que bom saber que fomos vizinhas de cidade. Agora somos vizinhas virtuais. Gostei muito do seu blog, principalmente da forma clara e didática como ensina. Achei muito interessante as explicações sobre as diferenças e curiosidades entre o Português do Brasil e o de Portugal. Parabéns pela iniciativa do blog, quem ensina sempre aprende. Assim que sobrar um tempinho, nas férias, que conhecê-lo melhor.

Um grande abraço. Se um dia voltar por aqui, me procure, terei imenso prazer em conhecêla pessoalmente.

Quinha disse...

Oi Filomena!

Fiz este lindo picozinho seguindo teu generoso pap.Achei que ficou muito delicado,bem como eu queria.
Dê uma olhadinha lá no blog de bainhas abertas.
As fotos não fizeram jus a delicadeza,talves por ser em branco.
Enfim amiga,eu adorei...Obrigado
Bom fim de semana!
Beijokas da Quinha

Cris disse...

Acho que consegui fazer, vou fazer em um pano de prato ( ou de louça) e postarei em meu blog e te aviso, pra ver se me aprova como crocheteira! Um beijo e obrigada pela disponibilização de um barradinho tão lindo!
Um beijão!!

Lorena disse...

Suuuuuuuuuuuuuper legal, adorei o PAP deste biquinho, ficou facinho de aprender...brigadim pela visitinha, e já passei para conhece-la, amei e fiquei,bjocas.

sandra santos disse...

ola filomena,preciso de uma ajuda,não sei se conheces um ponto de crochet feito com flores miosotis,muito parecido com o segredo do algarve,ando feita doida a tentar fazer o ponto e não consigo,será que não tens nada disso?

Cirlei disse...

Oi Filomena
Passeando pelo seu blog, vi coisas lindas e tambem interessantes.
Ameis seus PAPs.
Abraços
Cirlei

Cirlei disse...

Oi Filomena
Passeando pelo seu blog, vi coisas lindas e tambem interessantes.
Ameis seus PAPs.
Abraços
Cirlei

mirtesblue disse...

ola eu adoreiiiiiiiiii este bico, muito lindo.
bjs.

Rubia disse...

Olá Filomena,confesso que fiquei um tempo considerável em seu blog,seus trabalhos são maravilhosos,parabéns por trabalhos lindíssimos,e obrigada por compartilhar conosco essas peças que são um encanto!
Seu pap está muito bem explicadinho,não há como haver dúvidas!!Um super beijo querida e mais uma vez parabéns,seu trabalho é admirável,que Deus te abençoe sempre!!

Anónimo disse...

olá Filomena fiquei apaixonada pelos seus trabalhos, saber dividir tambem é uma arte!!Obrigada!!Bjinhos!!