Amigas que me visitam !!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

- Bico de Crochet - Tutorial

Hoje apresento o PAP de um dos bicos solicitados.
É bem fácil.
Para que haja destaque,
é importante que se utilize dois tons de linha,
escolhidos de acordo com o gosto
ou com as cores constantes no tecido
que será objecto da aplicação do bico de crochet.


1 Passo - fazer a carreira base, começando com um ponto baixo, 5 correntinhas, um ponto baixo,
5 correntinhas, até circundar todo o tecido.



2 Passo - no primeiro espaço da carreira base, fazer um ponto baixo. De seguida, fazer uma laçada e introduzindo-se a agulha no espaço de 5 correntinhas seguinte, fazer um ponto alto simples ( com uma só laçada) e mais 3 pontos altos simples, totalizando 4 pontos altos, formando desta maneira o primeiro bloco.



3 Passo - A seguir, fazer 1 correntinha e um ponto alto duplo ( com duas laçadas), conforme se observa na foto.

4 Passo - Continuando, fazer 3 correntinhas e tendo por base o ponto alto duplo explicado no passo anterior, fazer 3 pontos altos simples, que junto com as 3 correntinhas, totalizam 4 pontos altos.


5 Passo - Em seguida fazer 4 pontos altos simples tendo por base as 5 correntinhas da carreira base. Veja a foto.
6 passo - a seguir, fazer um ponto baixo no intervalo seguinte da carreira base e começar o procedimento novamente, ou seja fazer um bloco de 4 pontos altos no espaço seguinte de 5 correntinhas da carreira base, e assim por diante...
7 passo - Terminada a segunda carreira à volta do pano, com a segunda cor, fazer 3 ou 4 correntinhas e contornar os blocos.

Espero ter me feito entendido. Qualquer dúvida, peçam....
E uma boa noite a todas.

18 comentários:

Sonia Facion disse...

Amei, não sabia fazer esse, vou tentar.

Linda semana prá ti.

Bjks

Sonia

Manuela disse...

Olá Filomena

Foi muito boa ideia ensinar a fazer esse croché, eu já não me lembrava como se começava, foi muito útil, obrigada.

Manuela

Neldeni da Silva disse...

Bom Dia!!

Olá Filó vc é mesma divina no que faz,Deus Abençoe e conserve essas mãos preciosas....ñ tinha tentado ainda fazer o bico + já que vc + uma vez com sua gentileza e generosidade nos deu essa aula...agradeço imensamente...Fica com Deus...bjsss....

Silvia disse...

Obrigadaooo, Merci, gracias..
Tenho que agradecer em muitas linguas afinal você uma doce de paixão ! o que tentei fazer era parecido mas faltou alguns toques :)
Assim que fizer coloco foto para voce ver!
Filomena mais uma ves obrigado pelo carinho.
Beijaoo

Lucia disse...

´
É de louvar a paciência que a senhora tem para explicar os seus trabalhos.
O bico é muito bonito a minha mãe já o fez algumas vezes.
Boa semana.

Ana disse...

Como sempre um PAP bem explicado e dà vontade de seguir o exemplo !

Um abraço,

sil disse...

Oi Filomena...tudo bem com você?

estou em Portugal, no Porto mais precisamente...adorei esse biquinho também, lindooo e adivinha? ja copiei...rs
um bjo pra você e até mais...

isabel tiago disse...

É muito vistoso este picot.

Boa noite Filomena. Obrigada pelas suas visitas e comentários e também pela sua disponibilidade em divulgar algumas das técnicas que usa nos crochets.

Tenha um bom fim de semana.

Isabel Tiago

P.S. Há uns tempo atrás copiei um dos seus bicos e fiz um conjunto de panos de cozinha para oferecer.

Marcia disse...

Simples e bonito.
Obrigada.

Bjs

Márcia

Ângela disse...

Lindo, gostei tanto que tirei a ideia para fazer uma toalhinha para a minha mesa.
Pode ir espreitar em: http://fantasiaecor.blogspot.com/
tenho outras coisinhas também.
Bjs

Ðú® disse...

Eu acho o máximo este biquinho, que bom que vc postou o pap.

Sônia Maria disse...

Olá, Filomena!
Estou encantada com a simplicidade e beleza do seu trabalho. Esse vai para minha lista.
Bjs,
Sônia Maria

Unknown disse...

Visita mo Blog

filó disse...

me surpreendi com o seu nome porque me chamo maria filomena também moro em Penápolis-sp e nunca achei nome igual sempre acho só filomena mas e muito bom ter uma xara e mais que gosta de artesanato meu email e fil.colodetti@yahoo.com.br me chamam pelo apelido de filó. abraços. maria filomena

Mª Aparecida disse...

Boa noite, Filomena,
Adorei sua explicaçao.É simples, fácil e bonito, principalmente para mim que estou aprendendo.
Um abraço
Parabéns !!!
Aparecida

Unknown disse...

Ola
Gostei muito do pap, não conhecia, bonito, fácil e rápido.
Parabens............Jane

Soll Biscuit Artes disse...

Muito bom esse passo a passo!!!Fiz rapidinho!!obrigado por compartilhar!!!

elisabetta disse...

Molto bello! Complimenti!