Amigas que me visitam !!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PANOS DE PRATO OU DE LOIÇA OU LOUÇA

..........
Panos de Prato, ou de Louça, ou de Loiça...
..........

..........Panos de Prato..., no Brasil essa peça de cozinha é uma verdadeira "instituição nacional", pois toda a dona de casa quer ter o mais impressionável, o mais bonito, o com o crochet mais original, às vezes até em detrimento da praticidade, enfim.... é uma verdadeira mania salutar...., se é que podemos dizer desta maneira.

..........Antigamente os panos de prato eram confeccionados a partir dos sacos que transportavam açúcar, que eram descosturados e alvejados. Cada saco dava em média para dois panos de prato. Mais recentemente surgiu no mercado tecido de algodão próprio para os panos de prato, que se compra ao metro e em várias cores.....
..........Além disso, há os panos de prato já comprados prontos, onde sempre se pode acrescentar um bordado, um crochet, etc, etc...
..........Abaixo apresento alguns panos de prato confeccionados por mim a partir do tecido comprado a metro... Vejamos:

..........Neste primeiro acrescentei através de ponto ajour uma faixa de tecido com amores perfeitos.

..........Primeiro tirei um fio de tecido contando uns 5 a 6 cms da beirada mais estreita do pano de prato. Depois costurei a tira no lado do avesso do pano de prato, pela beirada da largura (a mais estreita) e virei para o direito.

.......... A seguir alinhavei, passei a ferro e fiz uma pequena barra junto ao tecido com amores pefeitos para que coincidisse com o fio tirado.

.......... Terminei pregando a barra de amores perfeitos ao pano de prato com o ponto ajour seguindo o fio tirado, como pode ser visto na foto.


..........Aqui uma foto de uma série de panos de prato feitos por mim...... Destaco nesta foto o pano de prato onde aproveitei pequenos bocados de tecido na cor laranja, listadinho de branco e laranja, amarelo com florzinhas brancas e apliquei com ponto ajour, bocado a bocado. Todos os tecidos aplicados são tecidos simples de algodão, que se encontram em qualquer loja de tecido...


..........Neste utilizei um tecido que emita patchwork em tons de azul e o preguei com ponto ajour, mas de outra forma....

..........Primeiro medi da barra lateral do pano de prato uns 6 a 7 cm, tirei um fio, medi o barrado do tecido já com as barrinhas feitas para dentro para dar acabamento, e tirei outro fio.
..........Por segundo, após alinhavar o tecido do barrado ao tecido do pano de prato, preguei a barra colorida com ponto ajour...

...........Para dar acabamento ao pano de prato, fiz um biquinho em crochet com linha matizada de azul a branco, para acompanhar as cores do tecido do barradinho...


..........Outra foto do mesmo pano de prato..... Em média, este panos de prato tem 50 cm por 76 cm. ( 76 cm é a largura do tecido que se compra a metro).



..........Vários panos de pratos com barrinhas de tecido e biquinhos de crochet.....



..........Um detalhe do ponto ajour pregando o barrado de tecido estampado ao pano de prato....



..........Um detalhe do biquinho de crochet, que é bem simples, mas que eu gosto um bocado, pois este foi o primeiro tipo de crochet que fiz ao 10 anos, qua a minha mãe - Maria da Conceição - me ensinou. Lembro-me bem disso, pois foi após isso que vim a Portugal pela primeira vez, e já tinha 11 anos.... Quanto tempo já lá vai.....



..........O mesmo pano de prato em outra foto, agora de uma forma onde se pode ver que a cor do biquinho de crochet combina com a cor das flores do barrado de tecido aplicado com ponto ajour...




..........Neste fiz o mesmo biquinho em amarelo matizado, contudo ao pregar o barrado de tecido ao pano de prato fiz uma bainha aberta, das mais simples, também com ponto ajour....




..........Um plano onde se vê o pano de prato com o barrado de tecido, a baibnha aberta e o bico de crochet.. Procuro fazer bicos de crochet simples, quando coloco outros enfeites no pano de prato, como o barrado de tecido....





..........O primeiro pano de prato desta mensagem, numa foto mais ampla.... Espero que gostem...



..........Para terminar, uma foto do bico e crochet, em detalhe... Este bico é feito em uma só carreira. Este modelo tirei de um trabalho da tia Maria, de Coimbra..... Esta tia faz crochets lindíssimos...

37 comentários:

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Obrigada pela visita fiquei muito Feliz...Me desculpe só agora vir aqui te visitar mas fiquei doente agora que estou melhor e consegui retribuir as minhas visitinhas ...
Seu Blog é Lindo e seus Trabalhos maravilhosos...Adorei
PARABENS venho te visitar sempre
Amiga eu já passei perto da sua Cidade Assis Chateaubriand...estou com muita Saudade da minha cidadezinha...
Bom Final de Semana
Bjs
Andrea

Maria Filomena disse...

Andrea, grat5a pela visita.... estou adorando fazer este blog... fiquei quase duas semanas sem o computador... foi atacado por viros, mas o Miguel - o engenheiro eletrônico da família, colocou ele novamente para funcionar..... Beijosss... Maria Filomena.....PS- de que cidade é você??? Eu agora estou morando no concelho do Seixal em Portugal ( isso mesmo - concelho com c, já que é o sinônimo para município aqui em Portugal).

Sandra Croche disse...

Olá!!!!
Obrigada pela linda visita,Filomena!!!!!
E Parabéns o blog esta muito bonito!!!
Beijos,
Sandra Coatti

Maria Filomena disse...

Sandra Coatti, muito obrigada pela visitia e pelas congratulações..... o seu blog é lindíssimo......continue.... beijos da Maria Filomena.

Maria Adelina disse...

Olá Filomena
Obrigado pela vizita e palavras carinhosas!
Eu tambem gostei muito de todas as tuas coisas principalmente deste em azul que eu já o fiz e fica lindíssimo
Tambem li que moras em Fernão Ferro á muitos muitos anos eu ia lá com os meus pais todas as semanas a uma pequena lojinha que vendia frutas mesmo ao lado do chafariz antigo não lembro o nome dos donos mas tinha um filho que se chamava Fransisco possivelmente já nem existe!
beijinho

Anónimo disse...

filomena,
amei seus trabalhos.
como posso acessar seu blog sem ser de outro site aqui no Brasil?
beijos
mari
campinas/brasil

milaugusto@ig.com.br

Unknown disse...

Oi, Maria Filomena!


estou encantada com os barrados
de tecido e bainha aberta,
liiiindos!!!!
os seus acabamentos são perfeitos,
parabéns!

abraços

Unknown disse...

Seu blog está lindo!!! Voce é portuguesa, não é? Eu sou brasileira
e moro no Rio de Janeiro. Tenho paixão para conhecer a sua terra e tudo de maravilhoso que se tem aí.
Meus parabéns pelo lugar onde vive e pelos seus lindos trabalhos.

Goreti disse...

Andei a cuscar o teu blog e adorei os teus trabalhos, mas achei estes paninhos de prato encantadores. Vou tentar "copiar".
Gostei muito de todos os trabalhos e acho que apesar de alegares seres a blogueira "com mais idade" :) não deixas de ser das mais talentosas. Adorei :) vou ficar fã do blog
Jinhos e bons trabalhos

Mariazinha disse...

Maria adorei teus trabalhos, são lindissímos , de bom gosto e diversificados... meus mais sinceros parabens.

Mariazinha

Anónimo disse...

Adorei seu blog. Lindos panos de pratos, de muito bom gosto. Vou continuar a visita. Visite meu blog ywacroche.blogspot. bjks

=^.^= Elaine Cristina disse...

Adorei seu blog... todos os pontos são lindos!! Já fiz um de uma volta só e adorei. Voce podia nos presentear com o gráfico dos outros? Esse é lindo, mas não estou conseguindo fazer... Beijos do Brasil!

Sissi Margarida disse...

Olá! Estou maravilhada com seus panos de prato! Adorei! Parabéns pelo blog! Beijos

Eli disse...

Amei seus trabalhos....que Deus te abençoe.

Se puder ..adoraria receber essas e outras receitas suas de croche. Grata Eliana

e-mail: eli05marq@yahoo.com.br

Anónimo disse...

olá seus panos são lindos
mais aki vc vende eles?
se vende pode entra em contato nesse imail ai: huelington1_@hotmail.com
beijos
aguardando!

Unknown disse...

maravilhoso seu blog, estou aprendendo muito, por quanto vc vende esses panos com barrado em tecido e crochê??amei, Deus te abençoe!!!

Anónimo disse...

oi filomena fiquei apaixonada por aquele bico que se faz em uma so carreira , vc pode me mandar o grafico por favor, meu e-mail é jssvts@gmail.com meu nome é valdete

Verlani disse...

Maria Filomena...Amei os seus trabalhos, principalmete os bicos de croche p/ pano de prato...Gostaria muito se possível de poder receber o gráfico, principalemte daquele bico que faz em uma só carreira. Não sou uma profissional,por isso tenho dificultades em olhar o trabalho e tirar o modelo.
Meus sinceros PARABÉNS!

Verlani disse...

Meus sinceros PARABÉNS!!! Adorei seus trabalhos manuais...principalmente os bicos de croche, aquele que faz em uma carreira só (azul) maravilhoso.Se possível, gostaria muito de receber o gráfico, pois não sou uma profissional, e tenho dificuldade em tirar modelo apena vendo.Meu e-mail é verlanipm@hotmail.com.Desde já Agradeço, e meus PARABÉNS MARAVILHOSO.
Abraço
Verlani-Santa Catarina-Brasil

Ana Maria - Anateliê disse...

Filomena, dificilmente vejo trabalhos com tanto capricho como esses. Parabéns, esses panos estão lindos!!!Beijos.

Anónimo disse...

Estava seguindo o site de minha nora"cortandoecosturando" e resolvi entrar no seu,Filomena.Que coisas marvilhosas!Que capricho!Que perfeição!Parabéns,parabéns,parabéns!
Se puder divulgue e faça um comentário no meu blog:www.detudoumcadinho.blogspot.com
É muito bom receber comentários,não acha?
Bjkas,
Ivani

artesanatobynelly.blogspot.com disse...

Adorei os panos de prato.Simples e lindos.Tá uma delicia o seu blog.Parabéns.Abração da Nely.

Unknown disse...

Maria Filomena, adoro seus trabalhos, tenho um carinho grande por voce, porque minha família também é portuguesa.

Abraços cordiais.

Luci Castro
Jundiaí/SP/Brasil

Claudinha disse...

Nossa que lindo seu blog!!
Adorei o biquinho azul e gostaria de saber onde tem o jeito de fazer. bjs e obrigada.
Cláudia.
Brasil.

Unknown disse...

MUITO LINDO ME ENVIE O GRAFICO DESTE BARRADO OBRIGADA
JKAMORETERNO@GMAIL.COM

Ju disse...

um trabalho tão delicado... uma graça. Deus abençõe estas mãos!

Cris disse...

Que doçura seus trabalhos, fico maravilhada!
Parabéns!
Beijocas!

Charimeru disse...

Me han encantado tus paños, muy bien confeccionados y muy bien diseñados sobre todo las puntas del paño azul, me encantaría poder hacerlas, aunque no se si seré capaz de sacarlas de la foto, me he hecho seguidora de tu blog y te invito a que visites el mío, un saludo

Anónimo disse...

Bom dia!
Meu nome é Aleteia, adorei seus trabalhos principalmente aquele bico azul matizado que é feito em uma só carreira (modelo que voce tirou de um trabalho da tua tia Maria).
Amei esse bico!! Gostaria de fazer em uma toalha de mesa. Se possível me passe por e-mail o grafico, desde ja agradeço.
e-mail: aleteiademartini@yahoo.com.br
Obrigada
Abraços
Aleteia

House of Pinheiro disse...

Muito lindo. Pena que aqui na inglaterra pano de prato nao e valorizado... mas eu adoro !

Gilda Aguiar disse...

Acabo de conhecer seu blog, em minha busca para novas idéias para minhas encomendas de panos de prato,para este final de ano. Tudo perfeito, com um capricho!Seu blog é muito bonito. Sou brasileira, moro em Olinda, no estado de Pernambuco. Tenho 60 anos e desde o ano passado, estou na batalha contra um câncer de mama. Adoro artesanato, bordar, pintar, fazer crochê, tricô, bijouterias. Manter-me ocupada fazendo coisas lindas ajuda bastante meu tratamento. Temos um grupo de pacientes, no Hospital de Cancer de Pernambuco, a maioria mastectomizadas, com eu, que fazem do artesanato mais uma razão de viver. Um beijo. Gilda Aguiar

Bordados da Lorie disse...

Seu Blog é muito legal.
Adorei ver um pouco da sua cidade. Um dia, se Deus permitir, irei conhecer Portugal, mais a cidade de Porto, que é a cidade da minha Avó.
Seus trabalhos são lindos, bjcas

Carla Susana Guadanini Pereira disse...

Olá Filomena,
É verdade, os panos de copa e de prato são uma mania bem brasileira. Eu é quem o diga, é a minha especialidade, é o tipo de encomenta que mais recebo!
Eu já falei no meu blog sobre o tecido de sacaria que originalmente eram usado na indústria açucareira para acondicionar o açucar. Era um tecido muito barato que antigamente era conhedido como o "linho" dos pobres que por ser muito barato também era utilzado na confecção de peças de vestuário, toalhas de banho , leçóis e fronhas.
Ainda lembro da minha mãe alvejando sacos para confeccionar panos de copa e toalhas de banho.
Hoje encontramos no mercado uma gama bem variada de cores e o melhor, não é mais necessário alvejá-los!
Amiga, a diferença entre o pano de copa(louça e ou loiça) para o de prato é que o primeiro é mais sofisticado e usado para cobrir alimentos ou enfeitar a cozinha o segundo é usado no dia a dia e nas tarefas da cozinha.
Adoro o seu blog.
Um forte abraço
Carla Susana

Carla Susana Guadanini Pereira disse...

Filomena,
Obrigada pelo carinho!
Gostaria de acrescentar que os seus panos de copa estão um luxo!!!
Beijos
Carla Susana

Unknown disse...

Querida gostei muito do seu blog e amei esse ultimo bico azul que é feito em uma carreira,será que vc não pode postar o grafico? Obrigada e parabéns pelos seus trabalhos lindos...

Fátima disse...

Oi Bom dia amiga...simplesmente me apaixonei por estes panos de prato...Vc está de parabéns! Um xero

Anónimo disse...

oi filomena!
amei o bico azul,me impressionei porque é feito em uma so carreira. voce pode fazer o favor de mandar para o e- mail tatianadeontrevisan@gmail.com um abraço:Ana Paula.