Amigas que me visitam !!

domingo, 26 de outubro de 2008

costura - camisa em confecção

1..........Por primeiro, informo que quase por um acidente ( só que muito bom) encontrei um site maravilhoso intitulado - http://cortandoecosturando.com - onde há aulas e dicas de costura excelentes. Foi lá que consegui as dicas sobre como fazer a carcela (abertura da manga da camisa) para a camisa que estou a fazer. (PS- Depois de quase 3 anos em Portugal misturo um bocado a maneira de falar do Brasil com a de Portugal, portanto desculpem se a redação não está das melhores.)







2..........Por segundo, apresento algumas imagens da blusa que estou fazer.... É, como já disse anteriormente, num tecido que comprei na feira de Azeitão..... Gostei...






3..........Fiz os moldes com base em dois livros.






3.1........Um é intitulado Método Singer de Corte e Costura . Este livro encontrei por acaso num alfarrabista (sebo) em Cascavel,Paraná, Brasil. Passei em frente, vi que era um sebo, entrei e comecei a bisbilhotar. E lá pela tantas vejo o referido livro. Perguntei o preço – R$ 15,00 ( quinze reais) e comprei. Maravilhoso. É bem antigo. O ano da publicação é de 1955 e além disso tem na primeira página o nome da antiga proprietária e a data de 11.12.59. É mais velho do que eu. Ainda que tenha sido publico nos EUA, está em português e as explicações são muito fáceis, até para quem como eu, nunca tinha feito um molde.








3.2........O outro livro é o Aprenda a Costurar do Gil Brandão, 3ª edição, 1967, que obtive na internet. Também excelente. Aconselho este livro, pois está tudo muito bem explicadinho.


4.......... Fiz os moldes, transpus os mesmos para o tecido e cortei sem medo algum.... Coloquei entertela na parte da frente onde ficarão as casas e botões, como pode ser visto pelas fotos.


5.......... Já coloquei a gola, cujo molde foi feito com base no livro da Singer, e a minha cunhada Albertina, uma costureira de mão cheia, quando viu, disse que a gola está muito bem assentada, sendo que ela ainda fez os ajustes necessários na cava, cortando um pouquinho para ficar melhor.


6.......... Ontem comecei a fazer a carcela da manga. Não sabia como e comecei a pesquisar na internet, quando encontrei o site do cortandoecosturando. Lá nas Dicas tinha como aplicar a carcela. Fiz um teste em outro tecido para praticar e já coloquei uma numa das mangas e a outra está quase pronta. Não é dificil, mas tem que se ter muita paciência e acima de tudo, como faz a minha mãe, tem que alinhavar tudo. e passar e tornar a alinhavar, e se ver que não ficou bem, desmanchar e tornar a alinhavar. Outra maneira é costurar muito devagar para que a costura e os pontos saiam direitinho, sem ficar torto.


2 comentários:

m.myrthes@superig.com. disse...

Gostaria de encontrar o livro de corte e costura de GIL BRANDAO, onde posso encontrar em algum casa sebo" tenho algum muito interesse.

Unknown disse...

Maria, parabéns pelo trabalho!! Procurei o livro da Singer e não encontrei nada a venda. Teria como vc escanear e enviar-me por e-mail? como vc me aventuro na costura. Meu end: sandra.barcellos@gmail.com. Responda-me, ta?
Abraços, Sandra