Amigas que me visitam !!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

- Mirtilos

Hoje vou falar de mirtilos...
O que é o mirtilo????

mirtilo eurasiano, é um arbusto que pertence à família Ericaceae 
(família da azálea). As plantas são arbustos de pequeno porte nativos 
da Eurásia e que também crescem em sub-bosques das florestas
 temperadas na Europa
Existe também o mirtilo americano,
 uma espécie nativa da América do Norte (Vaccinium corymbosum)

Em PortugalEm Portugal é cultivado comercialmente em regiões nas quais o inverno é rigoroso, porque necessita em média de 500 horas anuais de temperaturaentre os 10ºC e os 12ºC. É na zona do Vouga, no vale do Rio Vouga que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, nos concelhos de Oliveira de FradesSever do Vouga,São Pedro do Sul, Águeda e Albergaria-a-VelhaEmbora, atualmente, São Pedro do Sul produza uma quantidade menor de mirtilos, as suas condições climatéricas e qualidade da água originam frutos de superior qualidade organoléptica.

Em saúde é indicado para:

 casos de diarréias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana,sendo atualmente aceite como tratamentopara infecção urinária baixa de repetição, principalmente em forma de suco.Possui um valor nutritivo indiscutível utilizado em marmeladas (compotas), talvez seja esta razão por ajudar a melhorar a visão noturna, devido à presença de vitaminas.Mirtilo é uma planta que trabalha bem na restauração da pequena circulação e por isto é usada em retinopatia diabética, falta de perfusão renal e pé diabético.Pesquisas recentes mostram que o mirtilo também é eficaz no combate aos radicais livres e ao colesterol ruim no organismos.

Quer saber mais sobre o mirtilo???
vá a 

Antes de chegar a Portugal
nunca tinha visto essa fruta...
No dia 30 de junho,
eu e o meu marido estivemos
num Almoço, em Sever do Vouga
de confraternização de membros que
atuaram  pela Armada Portuguesa em Africa.

E felizmente nesse dia realizava-se a Festa do Mirtilo no
dito Concelho de Sever do Vouga....

Onde fica Sever do Vouga???
Situado no Centro do País,
mais concretamente no limite Oriental do Distrito de Aveiro,
o Concelho de Sever do Vouga beneficia da proximidade relativa
 de alguns importantes centros urbanos, 
nomeadamente Aveiro, Coimbra, Porto e da proximidade 
de dois dos principais eixos rodoviários portugueses, a A1, 
que liga Lisboa ao Porto e a A25, 
via de acesso e de abertura do Concelho ao País e à Europa.

Sever do Vouga, Portugal


Pois bem,tudo isso é para vos mostrar algumas fotos dessa feira...Nos últimos dias só mostro Feiras


 Os membros presentes, juntamente com a sra. viúva do comandante...
em frente à Igreja Matriz de Sever do Vouga...
Fazia um friozinho.....

 Uma vista de Sever do Vouga tirada da parte
traseira do Restaurante O Cortiço
 outra foto...
 Almoço....
Á caminho da feira do mirtilo

 Recinto da Feira - junto à Biblioteca....
 Alfazema...Lavanda nos jardins públicos....

 Flores amarelas...lindasss....
 Recinto da Feira...
 Parte do artesanato....
Fui pedindo autorização e tirando fotografias.......
As mesas onde eram expostos os produtos
estavam cobertas por linhas toalhas bordadas..
Um luxo!!!!



 toalhas de tear....e bordados e crochet....
 na mesa onde estavam expostos os licores e doces, e os chás da região,
outra toalha bordada a branco...
 pormenor da toalha da foto anterior...linda...
 outra mesa, com outra toalha...belíssima....tecido e crochet ...
 detalhe da toalha anterior
 outro detalhe....
 simples e bonita....

além do crochet, no centro havia um bordado a branco.....

Por hoje fico por aqui....
amanhã tem mais da Feira do Mirtilo de Sever do Vouga

abraços  e boa noite...Quase meia noite cá em Portugal...

22 comentários:

CasaERBA disse...

Dear Maria
It's a wonderful town!
Beautiful embroidery and lace...really luxury. Thanks!!
erba

Lee Albrecht disse...

Ah! cada bordado maravilhoso e as toalhas.... lindas, maravlhosas! vale a pena conhecer esse pedaçinho de Portugal.
Um abraço

Janice / Dancing with Sunflowers disse...

Você não originalmente de Portugal Maria?
Esta é uma feira linda.
As toalhas Portugues com crochê são tão bonitas.
Abraços da Inglaterra!

Marilia Baunilha e Patch disse...

Obrigada por compartilhar conhecimento e fotos tão lindas!

Beijos,

Eneida

Conceição Esteves disse...

Filomena, quantas viagens bonitas e ricas!
Fotos lindas de lugares e artesanatos que nos fazem sonhar.
Quanto aos mirtilos, acho-os ácidos, mas sei que fazem muito bem. Frutos vermelhos são muito apreciados cá em casa.
Beijinhos

Teresinha disse...

Olá Filomena
Lindos os trabalhos expostos e o convívio deve ter sido bom.
No dia 28 vamos a Aveiro ao encontro dos militares da Guiné, entre 1966-68. Já lá vamos há quase 30 anos e é sempre bom encontrar esses amigos e família, 1 vez por ano.
Um beijo da
Teresinha

Toca do trico e croche disse...

Olá, amiga1
Lindas imagens!
Tudo que diz respeito as tradições portuguesas, me encanta!
E esta toalha de linho e crochet...
Que trabalho maravilhoso e de extremo bom gosto.
Obrigado por compartilhar tantas belezas.

Beijinhos!

Sonia Faria

Sonia Facion disse...

Que maravilha Filomena!!!

Eu conheço o mirtilo em compota e em fruto que o meu marido compra para colocar em destilado.

As toalhas um luxo só, que crochês maravilhosos!!!

Bjks

Sonia

Gladys Perfeito disse...

Olá, Filomena!
Que toalha mais linda e delicada. Muito elegante.
Lugar lindo.
Beijos

Favo de Mel disse...

Oi minha amiga Filomena, estou muito feliz em poder ser sua seguidora só assim posso passear através das lentes de sua máquina por lugares maravilhosos como estes da sua postagem, sem falar que me delicio com o artesanato. Beijos menina valeu passar por aqui.

Márcia Faria disse...

Olá!! Maria boa noite!! vim conhecer seu cantinho,amei já estou seguindo,me faça uma visita e tbm me siga.beijinhos

MJ disse...

Oi Filo que lindos trabalhos! Eu vim convidar voce ao sorteio de revistas de artesanato no meu blog! Bjs!

Márcia Faria disse...

Maria querida bom dia!!! com certeza vamos manter contato,pois achei seu blog uma fonte de inspirações.Os artesanatos feitos ai é diferenete do que fazemos aqui?Tenho uma cliente de Santiago do Cacém que me falou não ter ai o mesmo ponto cruz daqui do Brasil.Mas pelo que vi nas suas postagens tens coisas belas tbm.Pensei em uma toalha como esse que postaou e no lugar daquele bordado branco um em ponto cruz,deve ficar bela.Fica com Deus!!!

helena frontini disse...

Olá Filomena. Estive lá no ano passado com amigos e adorei.
Bom fim de semana.

Sandra disse...

Filomena, adorei ver as fotos da cidade, é linda. Adoro lavanda! Aqueles barrados em croche me lembram minha vó, que era portuguesa e tinha algumas assim. bjs
sandra

Sonia Facion disse...

Boa semana Filomena!!!!

Bjks

Sonia

Angela disse...

Olá Filomena. Viajei por várias horas no seu cntinho. Espetacular. Muito informativo. Estarei sempre "por estas bandas". Boa semana e Parabéns!

Joana disse...

Oi Filomena! Quanta riqueza de detalhes, teus posts estão lindos, vi que tinha alfazemas ali em uma das fotos, adoro, no entanto ja tentei plantar e não pegou. Ganhei uma muda de uma amiga; tomei o cha na casa dela pois estava com uma dor de cabeça terrível, foi ótimo, agora vou ver se compro outra, bjss minha amiga fc com Deus...

Manuela disse...

Olá Filomena

Pois eu tenho duas plantas, mas ainda são pequenas e nunca deram fruto, mas tenho esperança de um dia vir a ter mirtilos.
Já fui a Sever do Vouga precisamente por causa do mirtilo, mas nunca fui a essa feira anual, quem sabe para o ano.

Manuela

Francy disse...

Olá Filomena,
Quando vens cá ao Algarve??
Estamos te aguardando...
abs,

O meu pensamento viaja disse...

Meninha, adorei essa visita guiada.
Quanto aos mirtilhos, acho-os irresistíveis.
Beijo

Unknown disse...

Quantos trabalhos lindos , amei passear por esse cantinho de Portugal.

bjim