Amigas que me visitam !!

domingo, 17 de outubro de 2010

- Conversa séria!

Este mês de Outubro é dedicado ao combate do câncer de mama.
E eu,
como já passei por duas vezes por esse problema.
A primeira vez em 2001/2002,
quando fiz quimioterapia, cirurgia e radioterapia,
e a segunda vez em 2006/2007,
quando além do câncer de mama,
houve metástese para o pulmão,
e com graça de DEUS, Nossa Senhora,
da família, e amigos,
venci.
Como tenho que fazer acompanhamento
agora já de 4 em 4 meses,
quando vou ao Hospital para as consultas
e os inúmeros exames,
sempre levo um crochet ligeiro para passar o tempo.

Uno o útil ao necessário!!!

Esta minha introdução é para dizer que
devemos estar sempre atentas.

Ao menor sinal,
não se desespere,
mas vá investigar.

Na primeira vez eu descobri a doença numa consulta de rotina
determinada pela empresa em que trabalhava. Era o exame periódico.
Na segunda vez foram os sintomas que me alertaram que
alguma coisa estava errada.

Não vou dizer para vocês que receber uma notícias dessas,
e ainda mais por duas vezes, é fácil.
Não, não é!
Mas, passado o momento de choque,
é hora de arregaçar as mangas,
colocar um sorriso no rosto,
procurar fazer alguma coisa para distrair,
e lutar pela vida com unhas e dentes.
Foi o que eu procurei fazer.
E graças a Deus venci.
Além de tudo eu tenho um historial familiar
carregado dessa doença.

Portanto,
caras amigas,
façam o rastreio,
façam o auto-exame mensal
façam mamografias.
Não se descuidem.
Quanto mais cedo descobrir,
mais fácil é curar.


E agora, para desanuviar o ambiente,
apresento-vos os crochet que faço
quando vou ao Hospital Garcia de Orta
em Almada,
do qual, nas pessoas de seus profissionais,
só tenho a agradecer.




Este bico apliquei num pano de prato que comprei na feira. Na primeira carreira fiz com linha matizada em brancos e amarelo e na última carreira - o contorno em ponto baixo - fiz num tom de amarelo forte a condizer com o pano de prato.




este trabalho eu fiz para aproveitar um pedacinho de linho. Uso esta toalhinha para o cestinho do pão. Não tenho o gráfico, pois fui fazendo e saiu assim.


Ganhei este pano de prato relativo à cidade de Viana de Castelo e apliquei um biquinho de uma só carreira, muito simples, mas que valoriza a peça.

o bico em detalhe.

15 comentários:

Sonia Facion disse...

Oi Filomena!!!!

Querida, ao me deparar com sua trajetória com o câncer, fiquei emoionada, pois vc é uma pssoa maravillhosa ao relatar como devemos levantar a cabeça e agarrar com unhas e dentes a vida.

Obrigada, pois as vezes por pequenas coisas nos abalamos e isso as vezes não é nada diante desse fato.

Queridas os bicos ficaram lindos!!!!

bjks no seu C2 abençoador.

Sonia

Helena disse...

Conversa séria, mas importantíssima.
Já tive e tenho amigos atingidos pelo cancro e até dizer a palavra dói!
O seu crochet está lindo! Qualquer um dos trabalhos é bonito, mas eu tenho inclinação pelo branco. Como uma das minhas tias sabe disso, ganhei uma trabalho muito antigo que postei hoje. Boa semana, Filomena, um beijinho.

Onilda e Maria Isabel disse...

Oiiii Filomena!!!
Obrigada pela tua conversa séria,me fez bem ler este alerta,pois, por vezes deixamos a nossa saúde em último lugar.
Os croches como sempre estão lindos!
Uma boa semana!
Beijos

Norminha disse...

Olá Filomena!

Adoro estes tipos de aproveitamentos.Os seus, ficam maravilhosos!
Uma boa semana para voce!
Abraço,

Norminha

Unknown disse...

Cara Filomena,
Obrigada por compartilhar sua experiência de vida conosco.Realmente temos que estar sempre muito atentas.
Parabéns pela sua força de vontade e que Deus continue a iluminar a sua vida.
Beijo no seu coração.
Dília (Rio)

Unknown disse...

Olá Filomena, amei seu alerta, é para isso que stamos aqui para ajudar uns aos outros, parabéns pelos bicos maravilhos, seu croche é um encanto, boa semana querida!!!bjsss

Jeanne Feijó Machado disse...

Adorei o teu blog, teus trabalhos são perfeitos, parabéns.
Bjs.
Jeanne

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Filó

Esta tua postagem tocou-me muito. Faz este mês 16 anos, no dia doa meus anos, que foi detectado uma cancro da mama, invasivo, à minha mãe. Venceu esta batalha, embora o "malandro" tenha voltado ao ataque, desta vez nos intestinos, há 4 anos, mas mais uma vez derrotou-o e continua vivendo independente, com 84 anos, mas sempre alerta.
Não sabia que este mês era destinado à prevenção deste cancro.
Quero dar-te os meus parabéns pela tua coragem, determinação e pela partilha de algo tão íntimo, mas que afecta tantas mulheres.
Mudando de assunto: os teus picots ficaram lindíssimos. Gostei dos dois, mas o amarelo está o máximo e tem ali um segredinho... pelo menos para mim.
Beijinhos e muitas felicidades.
Helena

Vania Verçosa disse...

Oi Filomena!

Que bom que você é uma mulher de fé, pois assim conseguiu vencer.

Muito bom o seu alerta, é como dizer a todas "Acorda meninas!!"

Esse bico ficou lindo e a toalhinha de linho, sem comentários, ficou demais.

Beijos no coração...

Unknown disse...

QUE FÉ, ISSO SIM. BOM DIA . EMILIA

Ðú® disse...

Amei este biquinho amarela, muito delicado.

LA HOUPETTE DE ROMAIN disse...

Querida amiga,

Claro que este mês nao pode nem deve passar desconhecido pelo cancro de mama. A vida é linda e curta, deve ser prezada e respeitar todas as pessoas que por là passaram ou ainda passam.
Com todo o meu pensamento positivo por elas ...

Agora sim parabéns pelos lindissimos trabalhos feitos em crochet.
Gosto imenso do ponto feito duma vez em linha amarela ... seria possivel um tutorial ?

Agradeço desde jà o lindo comentario deixado no meu modesto blog.

Um grande beijinho cheio de saude para ti,

Ana

Cirlei Bezerra disse...

Olá Filomena
Vim lhe visitar e ver seus trabalhos.
Amei os biquinhos!!!
Parabéns pelos seus posts!!
Tenha um lindo domingo e uma semaninha cheiinha de coisas boas.
Um beijão!!!
Cirlei Bezerra

Angelica Artes disse...

Boa noite filomena...
TDB.
amei seus trabalhos sãolindosssssssssssss

Deus abençõe.
Tenho um blog da uma olhadinha amo trabalhos manuais...

Angelica Artes disse...

Olha vou te seguir bjs..