Amigas que me visitam !!

sábado, 6 de agosto de 2011

- Rótulo de Vinho

Alguma vez já teve a curiosidade de ler um rótulo de uma garrafa de vinho????
Eu ainda não tinha tido essa curiosidade, até ontem...
Fomo aos Hipermercado Continente e compramos algumas garrafas, entre outras coisas...
e quando me pus a ler o rótulo, lembrei-me
do palavreado dos enólogos quando analisam um vinho...
Já tentei cheirar e saborear um vinho e de lá tirar o que eles dizem
como aroma a frutos vermelhos, amadeirado, etc., etc.,...,
mas sinceramente, para mim é simplesmente vinho, mais forte ou mais fraco, e ponto final....Não consigo divisar o tal aroma a frutos vermelhos ou o toque amadeirado....

Poderia dizer que os rótulos,
antes de uma propaganda do vinho,
são verdadeiras poesias....

Só um exemplo do que encontrei no rótulo de uma
garrafa de vinho Regional Alentejano, Meio Século,
Reserva, tinto, 2010:

"A boa concentração aromática das castas, Trincadeira, Aragonez, Syrah e Alicante Bouschet, leva-nos `a região de origem deste Meio Século Reserva 2010. No aroma mostra-se atractivo e bastante perfumado, agregando notas de frutos maduros, com taninos redondos e aveludados que lhe conferem um bom equilíbrio, com final volumoso e persistente..."

Como diz o ditado, as conversas são como as cerejas: uma leva a outra...
Lá fui procurar conhecer os termos contidos no referido rótulo...

Assim:

Casta Trincadeira

"É uma casta de videira das mais prestigiosas entre o vasto elenco do património vitícola das variedades nacionais e a tradição dos seus méritos levou-a a povoar os vinhedos de várias regiões. Percorrendo o País de Norte para Sul encontramos a casta com importante presença nos encepamentos do Douro, na Estremadura, no Ribatejo, na Península de Setúbal, no Alentejo e no Algarve." ( apud http://copod3.blogspot.com/2005/11/um-copo-de-3-de-trincadeira.html)



Casta Aragonez

"Conhecida por Tinta Roriz nas regiões do Douro e do Dão.
É a casta Ibérica por excelência, uma das poucas castas que Portugal e Espanha possuem em comum. Tempranillo, Tinto Fino, Cencibel, Ull de Lebre, são alguns dos seus muitos nomes utilizados em Espanha." ( apud http://www.inrb.pt/inia/informacao-tecnica/ampelografia/aragonez-t)




Casta Syrah

No site da http://www.cvbairrada.pt encontramos informações que é uma casta muito produtiva
poderá encontrar toda a história dessa casta...
e no blog http://prazeresrequintados.blogspot.com/2010/01/casta-syrah.html encontrará toda a história dessa casta

Casta Alicante Bouschet


Alicante Bouschet
Esta casta nasceu na França, mas podemos dizer que é portuguesa por adoção. A uva Alicante Bouschet foi criada por Henry Bouschet, entre 1865 e1885, num viveiro na França, resultante do cruzamento entre as castas Petit Bouschet e a popular Grenache. Foi plantada no sul da França, principalmente na região do Languedoc, e sempre foi considerada como uma casta de qualidade inferior.
O Alicante Bouschet chegou ao Alentejo em 1900. Com os invernos frios e verões quentes e secos, solos profundos e não muito pobres, com disponibilidade de água ao longo de todo o ciclo, o Alicante Bouschet passou a produzir vinhos de ótima qualidade. No Alentejo, o Alicante Bouschet faz parte de quase todas as novas plantações de vinha. A Estremadura, Ribatejo e Terras do Sado começam também a ter vinhas com Alicante Bouschet.
Os cachos são grandes, com formato tronco-cónico, são alados e muito fechados. Os bagos de uva são negros e a sua polpa encontra-se corada de vermelho por se tratar de uma casta tintureira.
No Alentejo, vários vinhos tintos têm entre 5% e 30% de Alicante Bouschet. No vinho Mouchão este porcentual sobe para 70%. Os vinhos produzidos com a uva Alicante Bouschet tem uma cor densa, aromas ligeiramente vegetais, grande concentração de taninos, bom equilíbrio de acidez e enorme capacidade de envelhecimento.
Taninos Redondos


















E os Taninos Redondos??? o que vem a ser ???
No site http://www.cultvinho.com/blog/?tag=taninos nos é revelado o que vem a ser os tais Taninos Redondos::É divertido ouvir a discussão sobre os taninos de um vinho, de tudo se ouve um pouco, “taninos redondos”, “suaves”, então nada melhor que desvendar o dito do não dito.Os taninos são substancias provenientes da pele, pedúnculos, engaço, sementes da fruta e também da madeira pelos quais passaram na sua elaboração.A presença dos taninos é que faz a diferença entre um vinho branco e um tinto, é ele que nos conta a maturidade da uva, ou seja, se foi colhida no tempo certo e como foi tratada.Consideremos que este vinho teve uma má colheita, ou doença, defeito na elaboração ou algum outro problema, a baixa qualidade deste vinho vai ser sentida pelo seu sabor adstringente e amargo, de textura granulosa.Taninos maduros são sedosos, transparentes e suaves, levam o seu magnífico sabor até o final na passagem pela boca e revelam que todo o potencial da uva foi aproveitado, com um método suave e atento a cada momento da evolução do vinho durante sua elaboração.O equilíbrio da doçura, acidez e amargor é que dará equilíbrio a um vinho complexo, lembrando que o teor alcoólico é conseqüência do açúcar residual do fruto e do nível dos ácidos e taninos amargos.
E agora, durma-se com um barulho destes!!!!


Pelo visto isso é matéria de entendido. Coloca entendido nisso.....
Vou continuar a tomar uma tacinha de vinho de vez em quando e tentar encontrar os tais taninos redondos e aveludados.....

Um bom final de semana, com uma boa Taça de Vinho...









5 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

São, efetivamente, pequenas pérolas literárias, que também me extasiam!
Beijo.

Ivonete disse...

Olá Filomena!
Amiga! eu também não sinto nehum sabor frutado florado etc...sei lá oque apesar de gostar de vinho.
Beijocas!!!

Conceição Esteves disse...

Olá Filó, nós cá cima na região do Douro Vinhateiro, descobrimos um pouco mais sobre um vinho, porque estamos mais perto dele. Desde a uva em si, até à confeção do vinho, apercebemos-nos dessa diferença. Ex: Quando comemos vários tipos de uvas, não nos sabem todas iguais, nem todas têm o mesmo sabor ou aroma. Com o vinho acontece o mesmo.
Beijinho.

Anónimo disse...

Oi tudo na filomena - crochet - tricot - costura.blogspot.com . O que você pensar em receitas de frango ?rnexemplo:rnApple brandy frango , feito com metades de peito de frango , brandy de maçã , creme , cebola e manteiga, juntamente com os cogumelos .rn    4 metades de peito de frangorn  rn    sal e pimentarn    8 oz cogumelos fatiadosrn    2 colheres de chá de azeitern    2 colheres de chá de manteigarn    1 / 3 xícara de conhaque da maçã , como a Apple Jack ou Calvadosrn    4 cebolas verdes, choppedrn    02/01 xícara de creme chicoteando ou creme de leitern    1 colher de chá de folhas frescas de tomilho ou tomilho 1 / 4 colher de chá secasrn  rnpreparação:rnFlatten frango; metades de peito de frango lugar entre pedaços de filme plástico e suavemente libra até desbastadas e de tamanho uniforme . Polvilhe com sal e pimenta. Em uma frigideira grande e pesada , aqueça o azeite ea manteiga em fogo médio. Adicione os peitos de frango. Cozinhe por cerca de 5 minutos, até dourar , depois vire . Adicione os cogumelos e cozinhe por cerca de 5 minutos a mais . Adicionar as cebolas verdes e aguardente de maçã e cozinhe por mais um minuto, até que o frango esteja cozido e cogumelos estejam macios. Adicione o creme e tomilho ; cozinhe até engrossar. Prove e adicione sal e pimenta , se necessário.rnVocê mais alguma idéia? [url=http://freerecipesforchicken.info/]recipes for chicken[/url]

Cecilia e Helena disse...

Olá, Maria Filomena!
Obrigada pela visita lá no blog. Sou estudiosa dos assuntos ligados à etnia judaica dos sefaradis. Se você quiser me dar a honra de ler alguns textos meus, aí vão os links:
http://www.asa.org.br/boletim/108/108_h5.htm
http://www.asa.org.br/boletim/127/127_h6.htm
O vinho kasher é docinho (só para não ficar por fora do assunto da sua postagem.
Abraço da Cecilia.
(Quilts são eternos)