Amigas que me visitam !!

domingo, 20 de maio de 2012

- Algumas Respostas

Algumas senhoras que por aqui passam
questionam-me sobre diversos assuntos.

Desta forma, vou usar este post para 
dar algumas respostas.

A Ana Costa quer saber o que é  um SAL.

SAL é uma sigla em inglês e significa
Stitch a Long
que traduzindo significa
Bordando Juntas 

Pesquisei sobre o assunto e encontrei a resposta no

""Pergunta: O que é um SAL?
Recebi esta questão via Twitter. @ Crossedcat queria saber - "O que é um SAL?"
Resposta: A SAL é um ponto-a-long. Existem vários tipos diferentes.Bordadeiras podem reunir-se em pessoa e trabalhar no mesmo projecto em conjunto ou membros de um conselho ou fórum pode funcionar ao mesmo tempo e postar fotos documentando o seu projecto. Outro tipo de SAL é um SAL Mistério. A designer vai postar partes de um padrão e a bordadeira vai completá-lo sem saber exactamente o que estão costurando até que o padrão começa a ser revelado. Alguns stitchers tem SAL fins de semana onde stitchers cada trabalho em um projecto diferente. Estes também podem ser presenciais ou online.""
(a tradução on line não está perfeita, mas dá para entender)

Outra senhora amiga -   Sandra Santos -  
perguntou-me seu eu conhecia o ponto madrilheno
ou como era que se pregava uma renda de entremeio no tecido......
Pesquisei e confesso que não achei nada sobre o
ponto dito madrilheno.
Sobre pregar entremeio em tecido, 
geralmente é pregado à máquina com o ponto zigzag no espaço mínimo...
Nunca fiz, mas sei que é assim...
Lá na Escola também já vi pregarem a renda ao tecido,
à mão, mas confesso, que como eu ainda não fiz nada do género,
não sei como se faz....
Já me disseram que se faz com o Ponto Paris,
cujo PAP eu já apresentei aqui no blog para outro fim....
Gostaria de poder ajudar mais,
contudo, por hora, somente tenho isto...
Mas vou ficar atenta, e tão logo saiba como se faz,
posto aqui.

Bom início de semana para todas.....
de Maria Filomena



5 comentários:

Sonia Facion disse...

Bom dia Filomena!!!!

Também nunca ouvi falar desse ponto.

Bjks e obrigada pelas dicas.

Sonia

Favo de Mel disse...

Oi minha doce Filomena, adorei sua explicação sobre Sal, tinha muitas dúvidas e agora já sei obrigada e um grande beijo.

Helena disse...

Ponto madrileno? Também não conheço.
Beijinhos e bom fim de semana.

Carla Pereira disse...

Olá Filomena,

Também sou portuguesa, e também adoro crochet e tricot.
O meu blog ainda está no inicio, mas se quiser dar por lá uma voltinha, será muito bem vinda.
Beijinhos
http://crochetdacarla.blogspot.pt/

Unknown disse...

Obrigada Filomena,esse ponto foi a minha sogra que me falou mas ela não se lembra,acabei por pregar a renda com a maquina mesmo... obrigada.

hoje estou a fazer bainhas aberta e usando o pap que voçe tem para o crochet perfeito..depois de pronto mostro!