Amigas que me visitam !!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

- Renda por Música

Sempre a aprender!!!
Diz o ditado e, é verdadeiro!!!

Nas viagens que faço pelo interior de Portugal
 é costume ver-se cortinas nas janelas em linho
 e crochet ou com renda por música....
Devem estar a perguntar:
O que vem a ser isso???
Trata-se de renda feita em forma de malhas 
( cá para os portugueses)
ou em tricot ( para os brasileiros)...

Já tinha tentado fazer, contudo não tinha acertado...

Hoje, lá fui a Aula  no Polo Cultural de Fernão Ferro,
munida de agulhas e linha 
( utilizei a número 12 da Âncora em branco)
para que a D. Isabel Russo, nossa professora,
me ensinasse  "o pulo do gato" ( o segredo)
que eu ainda não tinha desvendado....
Super simples....

E cá estou eu a mostrar duas fotos sobre a Renda Por Música



Aqui o que já fiz, ao lado de uma das primeiras rosas do quintal....
Se pudesse sentir o perfume....ahahahah
nunca vi uma rosa tão perfumada como as provenientes da roseira
de onde veio essa rosa.....

Em baixo  da Renda Por Música, o meu último trabalho : 
um naperon com bainhas abertas e ponto cruz,
que já mostrei anteriormente, 
quando da publicação na Revista Ponto Cruz e Novidades



outra foto do mesmo trabalho....

Desculpem a qualidade da foto,
mas hoje temos um dia enfarruscado....
muito triste, no tocante ao tempo,
e a máquina não ajuda nada.......

Quando voltar a outra máquina,
 as fotos haverão de ficar melhor....
Assim espero!!!.

Estive a pesquisar o porquê do nome "Renda por Música"
e o que encontrei é que:

RENDAS POR MÚSICA 
Consiste num “ tricô  artístico”, feito com  duas agulhas
 e uma  boa linha de linho,  algodão ou lã e com 
 mates e laças que vão  constituir o desenho. 
 Sabe-se que se fazia  nas Beiras,  por volta  do século XV e,
 como poucas pessoas sabiam ler e escrever, 
guiavam-se por sinais  ou símbolos. 

fonte :









abraços e bom final de semana!!!!!!

10 comentários:

l'alternativa disse...

Bellissimo lavoro Maria e grazie per le preziose informazioni. Sento il profumo della tua rosa, mi hai fatto venir voglia di tornare in Portogallo, mi piace tantissimo
Baci
Emi

Toca do trico e croche disse...

Renda por Música... Estou sempre aprendendo com seu maravilhoso blog! Gostaria muito de aprender, este lindo trabalho.
Tudo que é antigo me encanta
Até parece que vivi em outros tempos. Tenha um ótimo final de semana !
Beijinhos.
Sonia Faria

Marilia Baunilha e Patch disse...

Que coisa linda, Filomena!

Beijos,

Eneida

Sonia Facion disse...

Nossa Filomena que interessante, pois eu não conhecia essa arte em trico.

Bjks e assim que estiver pronto eu venho mostrar o meu bordado da amizade.

Bjks

sonia

Sonia Facion disse...

Nossa Filomena que interessante, pois eu não conhecia essa arte em trico.

Bjks e assim que estiver pronto eu venho mostrar o meu bordado da amizade.

Bjks

sonia

Ju disse...

Q trabalho mais lindo delicado!!
BJos!!

Unknown disse...

Olá Filomena.
Conheço essa renda, tambem a costumo ver aqui na zona a onde moro em cortinados na janelas.
Acho que faz um bonito trabalho, mas não a sei fazer.
Beijos
Isa

TEZUKURI NEUSA Artesanatos feitos no japao disse...

Nossa amiga, linda delicada maravilhosa, e uma renda muito fina, parabens pela delicadeza, sim amiga aqui vejo tanto patchworki no japao que resolvi praticar um pc, e hj estou postando uma tulipas que fiz, mas a ideia e juntar com bordados ainda.beijossss lindo final de semana pra vc com carinho neusa

Miria disse...

AMIGA, QUE LINDO !!!!!!!!!! PARABENS BJS.

maria joão disse...

Filomena
Soube que foi a Isabel que explicou como se faz esta renda. Penso que devia colocar no seu blog a "Musica"
No entanto passo a informar todas as suas amigas. A revista Arte Ideias desde a sua edição n.º 190 até ao n.º 192 neste momento nas bancas dedicou as suas fichas a esta renda. Ai as suas amigas poderão encontrar a "musica# com a explicação dos simbolos.
Um abraço
Maria João
Directora da Revista Arte Ideias