Amigas que me visitam !!

domingo, 6 de maio de 2012

- Avental e Flores

Hoje,
num dia lindo dia de primavera,
temos dois assuntos numa só postagem....

Até que enfim...Já não era sem tempo!!!
Chegou a primavera com sol, 
céu muito azul e um calorzinho, 
com uma certa aragem, sem dúvida...,
Um calorzinho, 
que  pede um casaquinho leve,
mas temos calor...ahhh isso temos!!!!!

E nesta manhã radiante,
decidi por em prática
um projecto que já tinha em mente há algum tempo...

Explico:

Na família,
há duas meninas, irmãs,
que gostam de cozinhar,
principalmente fazer bolos.....

E o avô vendo esse gosto,
prometeu um livro de culinária,
que compramos no último domingo - dia 1º de maio -
na Feira do Livro de Lisboa....

Achei, que seria muito apropriado,
juntamente com o livro oferecer um avental a cada menina...

Ontem bordei os nomes das duas em um pequeno pedaço de tecido Aida,
e hoje fiz o primeiro avental, dos dois que pretendo fazer....

Vamos a ele:



Fiz o avental com dois tecidos a condizer
 ----tecidos esses que comprei na feira do Entroncamento...
Esta foto foi feita em cima de um canteiro de gerânios ou sardinheiras....


O avental dobrado ---com o livro que será ofertado...
Vê-se que o avental foi feito num tecido
azul com flores coloridas médias,
enquanto que os debruns foram feitos
com um tecido branco com florzinhas
azuis e amarelas bem pequeninas.


 Na varanda da casa em cima de outro vaso de gerânios ou sardinheiras.....


 O nome da menina ...Sara ...
Uma linda menina de 13 anos,
com olhos muito meigos..
e que gosta de cozinhar....
Utilizei o ponto que se usa para bordar
o ponto espanhol ou blackwork.....


 o bolso com o debrum no tecido a contrastar....

 O avesso do avental...costurei bem perto da beirada....



E agora algumas flores cá do quintal da casa,
que fotografei ontem de manhã
Vê-se as gotas de orvalho...observem



 Margaridas na cor rosada,  com orvalho.....


 gerânios ou sardinheiras.....
junto ao pé de videira.....
 a flor do cactus.....

 mais gerânios....

 uma roseira com um botão de rosa
Em segundo plano os morangos....

 Um gladíolo na cor lilás.....


 Outra rosa...de um perfume intenso....

 mais rosas......



 Petúnias despudoramente roxas e branca.......
Intensas em seu colorido.....


 O cão Piloto a tomar sol.......

 outra flor branca, da qual não sei o nome,
 que nasceu espontâneamente no quintal .

 petúnias....de todas as cores......

 Flor de tangerina....um perfume intenso....


 Mais sardinheiras ou gerânios....
A natureza é bela...basta olhar os pormenores...

 Eu a tirar fotos e o Piloto a me acompanhar....
As petúnias tem uma pequena grade em volta do vaso,
pois caso contrário o Piloto e o Tareco acham o local
muito jeitoso para fazer de cama
e ao mesmo tempo observarem a rua ........
No ano passado aconteceu isso e agora
demos a volta aos mesmos.....

 Outra sardinheira ou gerânio ---noutra cor.....

 Mais rosas.....

 Phisalis....muito doces.....

Noveleiro ---outra flor linda....


Todas estas flores são para alegrar o dia de todas que por cá passarem......
Um lindo Domingo pra todas....


abraços de

Maria Filomena



PS - Se gostou do que viu...comente,
pois gosto muito de ler as vossas considerações,
as vossas  reações às imagens.....
Comente...leve em conta que
aqui no meu blog não precisa colocar aquelas de controle ao fima da mensagem...
letras essas que muitas vezes fazem-me desistir de um comentário,
pois não consigo atinar com elas.....
as vezes o r parece n e noutras é o contrário.-.....

Que tal, já agora,
todas aderirem aos comentários  sem controle de palavras???
Pensem nessas proposta.......

15 comentários:

Maria de Fátima disse...

Oi Filomena querida, que linda ideia de presentear as meninas com um avental e um livro de culinária. As flores são encantadoras. Deves ter um belo jardim. Tenha paixão por conhecer Portugal a terrinha dos meus pais e irmãos. Em breve irei até esse cantinho do mundo que amo tanto.
Beijinhos

sandra santos disse...

Olá filomena,venho hoje aqui desejar um feliz dia da mae e pedir uma ajudinha... estou a fazer uma toalha de mesa com um entremeio em corchet,e sei que há um ponto para prender o crochet ao tecido,acho uqe se chama ponto madrileno,será ou estou enganada e saberá como se faz por favor!

Luzia disse...

Maravilhoso Filomena, a costura, a ideia, as flores, a sua mensagem. Adoro passar por aqui. Beijinhos e feliz dia das mães.
Luzia

Luzia disse...

Maravilhoso Filomena, a costura, a ideia, as flores, a sua mensagem. Adoro passar por aqui. Beijinhos e feliz dia das mães.
Luzia

Unknown disse...

Filomena, amiga.Acho que posso chama-la assim pois já passeei no seu quintal, que diga se de passagem é uma benção do Senhor. Amei os aventais e que ideia maravilhosa incentivar duas garotinhas a arte da culinária.Parabéns e um domingo bem florido pra vc também.

lucia pestana disse...

Filozinha...
As flores são lindas!!! Quanto ao avental...MARAVILHOSO!! Certamente a pequena cozinheira vai adorar.
Beijos
Saudades

O meu pensamento viaja disse...

Eu aderi!
Meninha o avental está lindo. Tenciono costurar um. Obrigada pelo comentário carinhos e parabéns pelas belas flores.
beijo

Angela disse...

Fico esperando ansiosa você postar alguma mensagem nova, cara Filomena. Os seus trabalhos, como sempre lindos, as flores maravilhosas! Aqui no Brasil, o sol apareceu, mas o frio já dá seu sinal...Bom domingo, grande abraço. Angela.

Toca do trico e croche disse...

Olá, amiga! Estou as voltas com a renda por música. Gostei muito das flores de seu quintal, aqui também as tenho , de outras variedades mas de igual beleza! Quanto a tirar
aquelas letrinhas que tanto incomoda em nossas postagens, Gostaria de saber como fazer, pois adoraria tirar as minhas também.
Se puder, agradeço a ajuda.
Sonia Faria

Unknown disse...

oi Filomena , a primavera chegou lindamente por ai, que beleza e o avental esta fazendo jus a estação das flores.

bjim e boa semana

Lee Albrecht disse...

Filomena, uma semana abençoada e florida!

Conceição Esteves disse...

Filomena, que avental tão charmoso, primaveril e bem colorido.
Gosto imenso de fazer aventais. Tenho muitos publicados no meu blog, e não me fico por aí.
Quanto ás flores, um verdadeiro jardim, lindas e concerteza perfumadas.
Beijinhos e boa semana

aline disse...

Maravilhoso
Bjs Aline

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Filó

O avental é mesmo lindo, muito primaveril.

Adorei mesmo as flores, lindíssimas.
Eu, aqui onde moro nem varanda tenho, snif, snif.

Beijinhos e tudo de bom
Helena

Grit disse...

Wunderschöne Blüten, und ein süßer Hund.
Liebe Grüße Grit