Amigas que me visitam !!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Caminho em tecido e crochet

Caras amigas, mais uma obra de minha autoria.
Esta realmente é de minha autoria,
já que não me baseei em nenhum modelo para a fazer..
Tinha cá em casa vários retalhos pequenos de um tecido de linho fino...
Eram 12 no total... mas inicialmente só localizei 11..
Com um fiz uma toalhinha para o cesto de pão
e que dei à Ana e ao Miguel.
A toalha para o cesto do pão já publiquei neste blog em 09/12/2008.
Os outros 10 pedaços utilizei para fazer um caminho
de 2 por 5 retalhos ligados por crochet...
Como podem observar o crochet é bem simples...
Fui fazendo...
Depois nos cantos opostos do caminho
bordei dois corações unidos em ponto crivo
apreendido através de uma revista Burda antiga
de bordados que tenho cá em casa, comprada na década de 80 ( século XX)
na cidade de Toledo no Paraná, Brasil...
Como já afirmei, gosto de aproveitar tudo e esta toalha é um bom exemplo disso.




Aspecto do caminho que tenho lá na casa da aldeia...

O conjunto de xícara e pires ganhei na Feira dos Frutos Secos de Torres Novas em novembro 2008... Havia lá uma barraquinha com o objectivo de arrecadar fundos para fins de ajuda a doentes de câncer /cancro... E como eu já passei por essa doença duas vezes, sempre que posso ajudo... Sobre o bule que aparece na foto é outra história, alegre, que contarei em outra oportunidade....

detalhe do bico à volta final do caminho...


detalhe da emenda dos blocos de tecido e crochet, com uma rodinha de crochet......

Conforme pode se ver na foto, quando não passo ajour à máquina ( cá em Portugal é fácil obter esse serviço), tiro 1 fio ou 2 de tecido à volta, cerca de 0.8 cm a 1 cm da beira do tecido, e faço a bainha... às vezes costuro, outras só alinhavo com pontos bem curtos, fazendo só uma dobra, para que não fique uma beirada muito grossa. A seguir casseio com o crochet e depois passo, também com a agulha de crochet, uma carreira de ponto correntinha , na linha onde foi tirado o fio, dando um arremate final..... Nunca vi isto em lado nenhum... também é algo que criei....Fica um trabalho mais apresentável..... Espero que gostem... Como faço a correntinha neste caso??? Com a agulha de crochet por cima do tecido e a linha por baixo, puxo a linha e vou fazendo correntinhas com o tecido pelo meio..... PS: o ponto correntinha cá em Portugal tem outro nome, mas agora não me lembro.....


outra foto...... e a o conjunto de pires e xícara....

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá minha amiga, adorei teu blog, ja linkei no meu. amiga tu poderia me mandar o grafico ou a receita deste barrado? Dede ja obrigada, espero tua resposta meu email e
mamy_fofoletica@hotmail.com
abraços e bjs. Miria