Amigas que me visitam !!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Uma História de Santa Luzia


A história de um bule e um pinguim.........


Na publicação anterior eu disse

que iria contar a história de um bule em branco e azul
que aparece na foto do caminho
com quadrados de tecido e crochet...

Pois bem...

no dia 14 de dezembro de 2008 comemorou-se a festa de Santa Luzia
na aldeia da Peralva,
pois essa santa é a padroeira da capela da dita aldeia...

Após os atos religiosos na capela,
houve uma festa no centro de convívio atrás da capela...
onde entre comes e bebes,
havia uma mesa comandada pela Rita onde vendiam-se rifas com prendas...

Comprei um número

e fiquei de olho num bule em branco e azul...

lindíssimo, mas contudo fui sorteada com um relógio infantil...

Tudo bem....isso foi o de menos....

Mais tarde o meu marido resolveu comprar mais duas rifas
e apareceu-me com um pinguim em cerâmica - dourado -
e uma jarrinha (vasinho) colorida, bem bonita...

Gostei da Jarrinha , contudo o pinguim não me disse nada....

Nesse momento o meu marido contou-me que a São ( de Conceição)
estava a comprar rifas especialmente para ver se obtinha o dito pinguim...

Imediatamente peguei no pinguim e fui atrás da São,
só que eu julgava que era a São do Gaio, minha prima,
contudo eu não a via, e nisso apareceu-me a São, filha da Joaquina Bailó....
Esta São é afilhada da minha mãe, outra Conceição...
Esta São vendo-me com o pinguim na mão chegou-se a mim

e começou a contar a história das
rifas que ela comprou - algumas -,

não conseguindo que o raio do pinguim lhe saísse....

Nesse momento percebi o meu engano, e disse :
" Não seja por isso: aqui está o pinguim. É seu!"

Ela ficou radiante,
contudo perguntou se eu não queria mesmo o pinguim,
ao que eu respondi que o que me interessava era o bule azul e branco,
todavia não estava para comprar rifas até me sair....
Agora é que a história fica completa...


Ela, a São Bailó, vai até a Rita e diz:
" deixa-me ver o bule"
e entrega-me o bule em que eu estava de olho.....
O referido bule lhe tinha saído na rifa anteriormente
e desta forma trocamos as prendas.

Ela ficou com o pinguim dourado e eu com o bule branco e azul.....

Moral da história:

o que há de ser nosso às nossas mãos há de vir parar
ou
quem faz o bem, o recebe também......

o relógio que me saiu na primeira rifa.O bule da história ao lado da xícara da outra rifa da Feira dos Frutos Secos de Torres Novas...

o bule, a jarrinha e o relógio da história..... perdoem-me, mas não tenho a fotografia do pinguim dourado... ele era bem pequeno - a metade da jarrinha, quando não mais pequeno....

Sem comentários: