Amigas que me visitam !!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

- Azeitonas e Outros......

Uma salada de frutas com Azeitonas!!!!!

Desculpem, mas eu fui colocando fotos neste post
e ficou uma salada meia indigesta!!!!!!

Mas, vamos lá!!!!!!
Na semana passada - de 18 a 25.10 -
estivemos a colher as azeitonas.....

Foram mais de 900 Kgs
que renderam 132 litros de azeite......


Algumas fotos abaixo mostram essa maratona!!!

As Oliveiras são árvores que duram muito.
Mas, muito mesmo!!!

Quando o meu irmão,
cunhada ,
3 sobrinhos
e 2 casais amigos
estiveram cá em Portugal entre Julho e Agosto passado,
fomos visitar a Quinta da Bacalhoa em Azeitão
e descobrimos lá uma Oliveira
cuja idade é estimada em 2.300 anos...

Isso mesmo!!!!!
Segundo a placa que estava aos pés dela
dizia que quando Jesus fez o Sermão da Montanha
essa Oliveira já existia....

E, incrível!!!!!
Ainda dá frutos!!!!



a Oliveira com idade estimada em 2.300 anos.

Clique na foto e conseguirá ler o que está escrito na placa.



o tronco da Oliveira



A minha cunhada Vera e eu ( de costas) a apreciarmos a Oliveira milenar.....

Um apanhado da última semana!!!!


Na segunda feira pela manhã quando vínhamos pela Nacional 118
o céu estava manhoso!!!!!


Em casa é tempo de amores perfeitos......



O azeite a jorrar para a bilha....
Depois da apanha da azeitona fomos ao Lagar buscar o azeite...
Ainda estava quente...
O nosso atingiu os 4/10 de acidez....muito bom....

Para os brasileiros :
Lagar é o lugar onde se transforma a azeitona em Azeite....
Uma espécie de moinho...


o azeite a sair da prensa......




o azeite, cujas azeitonas colhemos , na cuba do lagar



as azeitonas colhidas.....





o meu marido a colher azeitonas no quintal da aldeia




os mais de 900 Kgs de azeitonas colhidas, que se transformaram em azeite....



as azeitonas moídas depois de passada pela prensa e extraído o azeite....
o chamado bagaço....




as cubas com azeite, com um papelote na frente,
a indicar a que cliente do lagar, pertence o azeite.
Tudo muito limpo........



Como podem ver, Blog também é cultura!!!!!
Brincadeirinha...

Um grande abraço
e bom final de semana para todos!!!!!!


5 comentários:

Lourdes disse...

Olá Filomena.
Boa reportagem sobre o azeite. É bom saber a origem daquilo que comemos.
Bom fim de semana para si também.
Beijinhos

Sonia Facion disse...

Filomena, estou de boca aberta!!!

Jamais imaginaria que iria ver esse tipo de fotos e receber essas informações.

Achava que o azeite era feito deixando a azeitona a curtir de alguma forma, sei lá.

Nossa, gostei muito de saber sobre isso.
Vou mostrar para o meu marido que gosta muito de azeite, "cá entre nós, faz até coleção"

Bjks

Sonia

Silvia disse...

OI querida!

Adoro seu blog porque tem um pouco de tudooo!!
Adorei a reportagem das azeitonas, ja conhecia um pouco pq morei em Portugal e amoo azeitonas :)
Mas muitos detalhes nao...
Um beijaoo e um belo fim de semana.

Arteira disse...

Nossa lindas as suas fotos eu adoro fotos de arvores desse jeito das raizes delas ficam lindas ...

pois é menina sobre essas pessoas quero mais que vao catar coquinho no mato rsrsrs a gente faz o croche da gente e ainda tem de aguentar pessoas deste tipo né rsrs

brigada pela visita minha querida volte sempre tenham um otimo final de semana com muitas artes heim beijinhos

isabel tiago disse...

Bom dia Filomena

Muito interessante este post sobre o azeite e a oliveira. Eu adoraria ter uma mas o espaço já está tão ocupado. É uma árvore de tempos imemoriais, referida na Bíblia e como tal uma árvore que tem atrás de si muita história. Lindo aquele exemplar antigo. Uma verdadeira resistente.