Amigas que me visitam !!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

- Ponto Paris


Há alguns dias uma amiga da net,
a Isabel Tiago do http://agulhadourada.blogspot.com/
pediu-me se eu sabia fazer ponto Paris..
Pensei que não...
e perguntei à professora do curso que frequento..
Ela ensinou-me..

Nesse momento percebi
que era o ponto que utilizava
para aplicar as barrinhas de tecido nos meus panos de prato..
Se quiser ver alguns desses panos de prato
já os postei neste blog..


Pesquisei na net alguma coisa e
encontrei no endereço abaixo:


Contudo, ainda assim, resolvi fazer um PAP

(passo a passo) ou Tutorial do Ponto Paris...


Esse ponto é utilizado para fazer aplicações... Desta forma alinhavei um pedaço de tecido colorido num tecido branco, como pode ser observado na fotografia.

A seguir, fiz um pequeno nó na ponta da linha ( utilizo sempre linha de costura simples) e passei bem rente à borda do tecido colorido ( a aplicação).


Prosseguindo, peguei com a agulha um pequeno pedacinho de tecido..- observe na foto



feito esse passo, tornei a passar a agulha pelo mesmo espaço anteriormente passado...



o primeiro ponto está feito .... se você ainda não entendeu.... continue a olhar as fotos...

voltei a pegar um pedacinho de tecido com a agulha, tomando o cuidado de colocar/entrar com a agulha no último buraquinho do ponto anterior...

volta a repetir a passagem da agulha pelo mesmo espaço...

veja nesta fotografia como fica o efeito dos pontos.....

nesta foto vê-se diversos pontos feitos...., com o aspecto furadinho do tecido base, tendo em vista que o ponto que se está a fazer deve ser iniciado no último buraquinho do último ponto, pois cada ponto produz dois buraquinhos..


efeito do ponto na parte de trás do tecido



novamente o Ponto Paris - mais de perto -


outra fotografia

4 comentários:

Carla disse...

Filomena, que bom, que bom!!! Outro dos seus ótimos tutoriais. Eu os adoro. Aliás, foi por um deles que conheci seu blog (a Lia postara um link para seu tutorial sobre começo perfeito, no crochê). É sempre muito bom aprender e é generoso compartilhar conhecimento. Seus tutoriais são bastante claros, explicadinhos, sempre de modo a não deixar dúvidas. Então, imagine, eu, que tão pouco sei fazer em trabalhos manuais, regozijo-me a cada vez que chego aqui e você fez um desses maravilhosos tutoriais!

Obrigada por mais este!

isabel tiago disse...

Boa tarde Filomena

Muito obrigada pela demontração do ponto Paris. Está excelente e não tenho dúvidas de que qualquer interessada poderá fácilmente fazê-lo. Eu também encontrei o endereço que mostra aqui, com a explicação, mas não achei muito nítidas as fotos. É muito fácil e um dia destes vai ver a foto da minha cortina para a cozinha. Uma vez mais fico muito agradecida pela disponibilidade. Estou encantada.

Unknown disse...

Boa noite Filomena,
Amei seu blog. Gosto muito de artesanato, especialmente os que envolvem agulha e linha.Qdo criança aprendi com minha mãe a fazer vários pontos manuais e já havia me esquecido do pto paris, assim que vi seu passo-a-passo peguei retalhos e os emendei olhando suas demonstrações. Muito obrigada, vc me fez feliz. Seu blog evocou em mim sentimentos adormecidos... Beijos.

Bartira Novais (eulalianovais@yahoo.com.br)

Ðú® disse...

Voce também pode puxar um fio do tecido, assim o buraquinho feito pela costura fica bem nítido.