Amigas que me visitam !!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

- Toalha de Bandeja ou Pano de Tabuleiro

Toalha de Bandeja
ou
Pano de Tabuleiro.
O primeiro, nome dado comummente no Brasil,
e o segundo, em Portugal!
Apresento-vos um pequeno trabalho feito por mim,
com a supervisão da professora Isabel Russo,
do Polo Cultural da Freguesia de Fernão Ferro.
Este trabalho que fiz para oferecer,
(dar de presente), a uma prima,
contém várias técnicas,
como poderão ver pelas fotografias.
Por primeiro, fiz a bainha aberta, com linha Perlé da Anchor.
Depois, elaborei um desenho, cujo risco segue nesta matéria,
e decalquei no tecido, utilizando os seguintes pontos:
ponto grilhão ou palestrina,
o ponto pé de flor,
ponto cheio,
ponto folha,
ponto caseado,
ponto nó francês
O pano de tabuleiro ficou com
36 cm de largura por 51,5 cm de comprimento.
Espero que gostem....
Quero saber a vossa opinião,
seja ela favorável ou não...
É claro que o trabalho não está perfeito,
mas para quem está iniciando neste tipo de trabalho,
até que não está dos piores....
Tenham uma boa semana.....

Aceita um café??? ou um chá???

o risco que elaborei, com arabescos , folhas e flores... Observo que diminui a primeira folha à esquerda.....

a flor com ponto caseado e ponto nó francês


as folhas....

o detalhe da bainha aberta...

novamente a bainha aberta

o canto da bainha aberta

a fiada da bainha aberta.....


os pontos que finalizam o ramos com flores e arabescos, bordados em ponto cheio...


a flor do meio em ponto grilhão ou palestrina

a foto da toalha completa.

outro pormenor da toalha de bandeja.

mais outra foto


outra foto de outro ângulo.


a toalha

a toalha

os pontos finais .....

o bordado visto de outro ângulo....

outra vez a bainha aberta.....
desculpem o número de fotos... não conseguia me decidir por qual deixar e acabei deixando a maioria......

14 comentários:

Conceição Silveira disse...

Lindo...
Parabéns.

Silvia disse...

OI querida!
Fiquei apaixonada, ficou lindaaa!!!
Pena que nao sei fazer :)
beijaoo

Unknown disse...

Oi Filó!!!
Ficou linda sua toalha de bandeja, assim como tudo o que voce faz...
Beijos

Unknown disse...

Oi Filó!!!
Ficou linda a sua toalha de bandeja, assim como tudo o que voce faz.
Beijos

Auta disse...

Bom dia,Filomena!!!!
A sua toalha ficou muito bonita, linda mesmo, aliás com tudo o que você faz, meus parabéns.
Pena que eu não sei fazer esse trabalho maravilhoso, porém já sinto orgulhosa e satisfeita em ver trabalhos como os seus, que são verdadeiros colírios para os meus olhos.
Uma semana de muita luz e paz!
Beijos!!!

Anónimo disse...

Que lindos seus trabalhos, adorei!! Amei também o seu gatinho, heehehe. Bjs querida, já estás em meus favoritos!! T+.

Bell disse...

Oi minha querida, muito obrigada por sua visita e mais ainda por suas palavras tao generosas! Esse seu trabalho esta maravilhoso, quem dera eu soubesse fazer algo assim lindo, parabéns!
Vou te esperar sempre la no blog ta bom?!
Beijocas
Bell

Sonia Facion disse...

Que preciosidade!!!

E a Tareka, como vai?

Bjim

sonia

Olga disse...

This is a pretty piecefor a romantic tea party. I love the different techniques you used in it.

isabel tiago disse...

Boa tarde Maria Filomena

Obrigada pelo seu gentil comentário. Quem sabe se um dia será possível que nos conheceremos pessoalmente? Sinto que temos muita afinidade de gostos, opiniões, pensamentos, ideias, etc, etc, etc...
Espero que a sua estadia seja melhor que excelente aí no Funchal, que eu tenho o privilégio de conhecer e onde quero voltar com mais tempo. Foi muito pouco para conhecer a Ilha e há tanta coisa bonita que decidi logo, um dia voltarei.
Falando deste trabalho, quanto a mim, está óptimo e com muito bom gosto. Também um dos meus projectos :aprender baínhas abertas mas ainda não foi possível este ano.
Na minha zona de residência não conheço quem ensine e eu quero aprender pelos menos os primeiros passos nessa arte. Todo o restante bordado está lindo.
Já agora, ainda bem que gostou do meu quintal que tem andado algo abandonado mas a Primavera tem destas coisas...

Maura morenna disse...

Olá vim retribuir a visita e dizer que seu blog é fantástico. Esse seu trabalho é maravilhoso. Beijos.

andrea corina disse...

Ola, sou brasileira de Vitoria-Espirito SAnto,sem querer achei teu blog,como gostei dele,tudo que vc faz é o que eu gosto,são bordados ,bainhas,crivos,crochets,etc,Hoje acho pela internet muita coisa bonita,mas, como os teus ñ há,eu tambem faço todo artesanato que vc possa imaginar,mas sempre procurei por crivos e bainhas abertas e te achei,parabens,bjs andrea corina

Rita Valverde disse...

muito bem seu blog é o maximo, eu sou fa de bainha aberta e notei que tmos poucas opçoes me ajuda. preciso de tutorial ,muito obrigada espero que me ajude...............rita de cassia

Rita Valverde disse...

tenho alguns no meu blo visite e vera,por favor sao trapbalhos de aprendiz, estou aprendendo agora rita de cassia